Loading...

Alongar antes ou depois do treino?

Qua, 05 de agosto de 2020 às 14:10

Todos nós concordamos que é difícil correr com músculos rígidos e tensos. Isso não só adiciona mais dificuldade aos treinos como também aumenta as chances de lesão se virar um hábito. É por isso que alongar-se regularmente — para manter e melhorar a flexibilidade e amplitude de seus movimentos — é extremamente importante. Mas aí entra a pergunta que todo mundo já deve ter feito uma vez na vida: alongar antes ou depois do treino? Veja a resposta:

Sim, você pode. Mas certifique-se de realizar movimentos mais dinâmicos.

Alongar antes do treino
Essa é uma questão que vem sendo muito debatida nos últimos anos. Não há evidências de que o alongamento estático (aquele em que você faz parado) evite lesões ou melhore o desempenho. Pelo contrário: os estudiosos acreditam que ele cause mais mal do que bem para o corpo.

“O alongamento estático antes do exercício causa danos ao tecido”, diz o fisioterapeuta Jason Gromelski, proprietário da Nola Physical Therapy, em Nova York. “Ao realizá-lo, você está inibindo a contração nervosa de seus músculos. Por isso, não vai conseguir fazer com que eles contraiam e explodam tão rapidamente. Isso leva a uma menor força, o que consequentemente diminui a velocidade.”

Quando se trata de evitar lesões, a amplitude e o movimento funcional (aquele feito com o peso do próprio corpo) são características que contam mais do que a flexibilidade. E é aí que entra o alongamento dinâmico — exercícios ativos que alongam os músculos e não deixam a pessoa ficar em uma mesma posição por muito tempo.

Ou seja, antes do treino, é melhor gastar seu tempo aquecendo com alongamentos dinâmicos de 10 a 15 minutos. Eles melhoram a amplitude de movimento e relaxam os músculos que você usará no treino. Além disso, eles também aumentam a frequência cardíaca, temperatura corporal e fluxo sanguíneo. “Antes de se exercitar, ter sangue circulando no organismo é essencial”, explica Jason Gromelski.

Alongar depois do treino
Também é importante alongar depois do treino. Se você sentir tensão em alguma parte do corpo no pós-treino — panturrilhas, posteriores de coxa, flexores de quadril e quadríceps — uma sessão de alongamento pode ser uma boa pedida.

Seja algo mais estático ou dinâmico, tudo o que você for tentar depois do treino pode causar um leve desconforto. Por isso, não force o corpo para aumentar a dor. “Você não deve sentir dor”, diz Gromelski. “Deve ser apenas um pouco desconfortável, uma vez que você não precisa forçar tanto o músculo.”

Fonte: Women´s Health Brasil

Galeria de Fotos:


Horários de aula